Realização da Avaliação Nutricional | Unidos pela nutrição clínica

Realização da Avaliação Nutricional

A Importância do Diagnóstico Precoce na Gestão Nutricional Eficiente

Para combater a desnutrição e suas consequências, a pronta identificação do estado nutricional comprometido e o início imediato do tratamento eficiente são cruciais. Uma vez que a avaliação de risco nutricional indica que o paciente está em risco, deve-se realizar uma avaliação mais aprofundada das causas de desnutrição relacionada a doença e dos fatores de risco de deficiência de nutrição e fluido.

A avaliação nutricional é crucial para a plena compreensão das condições do paciente, o que permite desenvolver um plano específico de tratamento nutricional. A avaliação nutricional é definida como “uma abordagem abrangente para determinar o estado nutricional usando-se históricos médicos, nutricionais e de medicamentos, exames físicos, medidas antropométricas e dados laboratoriais”.1,2,3

Parâmetros de Avaliação

Os parâmetros relevantes, que devem ser avaliados em detalhes, incluem fatores de risco relacionados a doença e tratamento como náusea, desidratação, diarreia, infecções agudas; fatores de risco social e psicossocial como depressão e isolamento social; e fatores de risco relacionados à doença, como alergias, aspectos antropométricos e dietas restritivas. Dados bioquímicos também são úteis, objetivos, e prontamente disponibilizados para avaliação do estado e risco nutricional.4

Avaliação Global Subjetiva

A Avaliação Global Subjetiva (AGS) é um método de avaliação nutricional para identificar pacientes com desnutrição ou em risco. A AGS considera não apenas alterações na composição corporal, mas também mudanças na função fisiológica.  A avaliação não invasiva é indicada para uma série de contextos de cuidadados de saúde. Os procedimentos de avaliação são fáceis de aprender, altamente eficientes e econômicos, visto que não requerem exames de sangue nem testes laboratoriais.5

Os critérios da AGS consideram os seguintes fatores:6

  • Perda de peso
  • Ingestão alimentar
  • Sintomas gastrointestinais
  • Capacidade funcional
  • Efeitos relacionados a doenças
  • Sinais físicos de desnutrição (perda de gordura subcutânea ou massa muscular, edema, ascite)

Se os pacientes recebem uma nota “A” na AGS, eles são considerados bem nutridos. Uma nota “B” na AGS indica um paciente moderadamente desnutrido.  E uma nota “C” na AGS indica um paciente gravemente desnutrido.

Por fim, a ingestão nutricional deve ser avaliada e, caso não esteja baixa ou não suficiente, a terapia nutricional deve ser oferecida.

  • 1. Nenhum autor listado. Identifying patients at risk: ADA's definitions for nutrition screening and nutrition assessment. Council on Practice (COP) Quality Management Committee. J Am Diet Assoc 1994;94:838-839.
  • 2. Thomas B, Bishop J (Eds). Manual of Dietetic Practice 4th ed. Oxford: Wiley Blackwell 2007.
  • 3. Barker LA, Gout BS, Crowe TC. Hospital malnutrition: prevalence, identification and impact on patients and the healthcare system. Int J Environ Res Public Health 2011;8(2):514-527.
  • 4. Schutz Y. Assessment of Nutritional Status. Em: Biesalski HK, Fürst P, Kasper H et al., editors. Nutritional Medicine. Stuttgart: Thieme 2004:19-27.
  • 5. Keith JN. Bedside nutrition assessment past, present, and future: a review of the Subjective Global Assessment. Nutr Clin Pract 2008;23(4):410-416.
  • 6. Detsky AS, McLaughlin JR, Baker JP et al. What is subjective global assessment of nutritional status? JPEN 1987;11(1):8-13.

mais informações

Paciente na UTI com médico e enfermeiraartigoConsequências Clínicas da Desnutrição
profissional
nutricionista
enfermeiro/a
farmacêutico/a
médico/a
Sobre Desnutrição Relacionada a Doença
Paciente no hospital usando uma balançaartigoIdentificação de Risco Nutricional
profissional
enfermeiro/a
Identificação e Avaliação do Risco Nutricional
profissional da saúde falando com pacientes idosos sentadosartigoBoa Prática Nutricional
profissional
nutricionista
enfermeiro/a
farmacêutico/a
médico/a
Identificação e Avaliação do Risco Nutricional
Enfermeira e médico estudando o prontuárioartigoPlano de Terapia Nutricional
profissional
enfermeiro/a
Plano de Terapia Nutricional
profissionais da saúde estudando o prontuárioartigoPlano de Terapia Nutricional
nutricionista
farmacêutico/a
médico/a
Plano de Terapia Nutricional

Downloads