Fundamentos de Nutrição | Unidos pela nutrição clínica

Fundamentos de Nutrição

Componentes Básicos de uma Dieta Saudável

Uma dieta saudável é tipicamente composta por macronutrientes, micronutrientes e fluidos. Quando o consumo é equilibrado, geralmente as necessidades metabólicas diárias do corpo são atendidas.

Macronutrientes

Macronutrientes são substâncias necessárias para o crescimento, metabolismo e outras funções comuns do corpo. Esses nutrientes geralmente são consumidos em grandes quantidades para fornecer toda a energia e os materiais de composição do corpo.

Os macronutrientes são compostos por:

  • Carboidratos, compostos orgânicos classificados de acordo com o número de sacarídeos, incluindo monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos, compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio, que têm diversos papéis nos organismos vivos, incluindo a produção de energia, além de componentes estruturais e a espinha dorsal do RNA. Os carboidratos são necessários para que o sistema nervoso central, o coração, rins e músculos funcionem adequadamente. Aproximadamente 45 a 65% da ingestão calórica diária deve ser na forma de carboidratos.
  • Os lipídios têm uma série de funções no corpo, inclusive a de ser uma fonte densa de armazenamento de energia, agir como componentes estruturais de membranas celulares, apoiar o desenvolvimento celular, ajudar na transmissão de células nervosas, proteger órgãos internos, fornecer isolamento para reter o calor do corpo e ajudar na absorção de vitaminas lipossolúveis: A, D, K, E. Além disso, os lipídios servem como um meio para armazenamento de energia. Outros lipídios influenciam a sinalização celular, podem regular a expressão genética, servir como um marcador para reconhecimento celular ou modular os mediadores lipídicos.  Os ácidos graxos são o principal componente dos lipídios e são classificados de acordo com as características estruturais, inclusive o comprimento da cadeia de carbono, presença e posição de ligações duplas na cadeia, e a sua configuração (por exemplo, cis X trans). Eles podem ser classificados como saturados (sem ligação dupla), insaturados (uma ligação dupla) ou poliinsaturados (mais de uma ligação dupla).
  • As proteínas, compostas por uma ou mais cadeias de aminoácidos, são a fonte primária de nitrogênio, fornecem nutrientes essenciais para o corpo e oferecem suporte estrutural incluindo queratina para a pele e o cabelo, colágeno para tecidos conjuntivos, elastina, actina e miosina para músculos, e glicoproteínas para membranas celulares. As proteínas também têm um papel funcional como enzimas, hormônios para regulação metabólica, hemoglobina e transferrina para transporte de oxigênio e ferro, albumina para regular o volume de sangue, e anticorpos para o sistema imunológico. Por exemplo, a glutamina participa de vários processos metabólicos. Esses processos incluem metabolismo de proteína e glicose, servindo como transportador de nitrogênio e carbono entre os órgãos, agindo como um precursor de nucleótidos, ajudando a proteção celular e regulando o equilíbrio entre ácido e base.

    ​Os aminoácidos são divididos em três tipos, incluindo:
     
    • Aminoácidos Essenciais, que não podem ser produzidos pelo organismo e devem ser obtidos por meio de alimentos
       
    • Aminoácidos Condicionais que não podem ser produzidos pelo organismo em condições especiais, como enfermidades.
       
    • Aminoácidos Não Essenciais que podem ser sintetizados pelo organismo

Micronutrientes

Micronutrientes são necessários para a manutenção do estado normal do metabolismo e dos antioxidantes.  Esses nutrientes são necessários para a utilização eficiente de macronutrientes.

Micronutrientes incluem vitaminas, oligoelementos e minerais:

  • Vitaminas são categorizadas como solúveis em água ou lipossolúveis. As vitaminas solúveis em água requerem substituição regular no organismo, enquanto as vitaminas lipossolúveis são armazenadas no fígado e nos tecidos adiposos e são eliminadas mais lentamente:
     
    • As vitaminas solúveis em água incluem vitamina B e C. A vitamina B age no metabolismo de carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucleicos, contribuindo assim para a produção energética, neurotransmissão e formação de glóbulos vermelhos. 
      A vitamina C age como um antioxidante que ajuda a proteger as células do dano causado por radicais livres. 
       
    • As vitaminas lipossolúveis incluem vitaminas A, D, E K. A vitamina A é um componente integral para as células bastonetes e cones do olho e é essencial para a diferenciação e reprodução celular, principalmente durante a embriogênese.  As vitaminas D apresentam diversas funções, principalmente na manutenção do equilíbrio do cálcio e na saúde do osso´. A vitamina E é um antioxidante poderoso e sequestrante de radicais livres. A vitamina K é necessária para o bom funcionamento da cascata de coagulação.

Existem substâncias inorgânicas necessárias para processos corporais. Os minerais incluem sódio, fósforo, cálcio, ferro, potássio e magnésio.

  • Os minerais têm muitas funções diferentes como regulação de fluidos, estruturação óssea, movimento do músculo e funcionamento dos nervos.
  • Os oligoelementos importantes exigidos pelo organismo são:
     
    • Ferro, pois garante que a hemoglobina e mioglobina funcionem adequadamente para ligar o oxigênio.
       
    • Zinco é o principal micronutriente para vias metabólicas, estabilização de membranas celulares e função imunitária.
       
    • Selênio está envolvido na proteção antioxidante e é importante na conversão do hormônio da tireóide.
       
    • Iodo é um componente dos hormônios da tireóide, influenciando assim o metabolismo de energia, processos de crescimento celular e o desenvolvimento fetal.

Água

A água é quantitativamente o componente mais importante do corpo humano, responsável por 50 a 60% do peso corporal, distribuída em compartimentos de fluidos intra e extracelulares. A quantidade adequada de água para um corpo permite que os processos do corpo, como o fluxo sanguíneo e o sistema linfático funcionem sem problemas, o que torna a água um nutriente essencial para a saúde e sobrevivência.

Os processos do organismo dos quais a água participa incluem:

  • Equilíbrio de fluido
  • Impulsos nervosos
  • Contrações musculares
  • Transporte de nutrientes
  • Remoção de resíduos
  • Reações químicas

Essas são apenas algumas das funções que a água tem no organismo. A água é um nutriente importante para a saúde e sobrevivência.

mais informações

profissional da saúde verificando a bolsa de NPartigoComponentes de Nutrição Parenteral
profissional
nutricionista
enfermeiro/a
farmacêutico/a
médico/a
Plano de Terapia Nutricional
Médico olhando para um produto de NCartigoO que é Nutrição Clínica?
profissional
nutricionista
enfermeiro/a
farmacêutico/a
médico/a
Sobre Nutrição Clínica

Downloads